-
Acredite: Caranguejo Interrompe Pouso De Avião Em Vitória-ES
-
Caranguejo na pista faz avião arremeter no Aeroporto de Vitória, atrasando o voo em 10 minutos
- Por Anderson Santos
- 22/03/2023 21h20 - Atualizado há 1 ano
Um caso inusitado ocorreu na noite desta segunda-feira no Aeroporto de Vitória (ES). Um avião precisou arremeter o voo devido a UM caranguejo que estava na pista.
É comum aviões arremeterem por diversos motivos, como mau tempo, ventania, presença de animais na pista e muitos outros. Mas barrar uma aterrissagem por apenas um crustáceo é algo inédito.
Um vídeo feito por um dos passageiros circula nas redes sociais. As imagens mostram a asa da aeronave e, ao fundo, o comandante dando o recado de forma bem descontraída:
“Infelizmente, não foi possível nosso pouso em Vitória. Acreditem se quiser, a aeronave que pousou um pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista. Um monte de caranguejos enormes, e a torre de controle nos obrigou que arremetêssemos. Será feita uma vistoria e o recolhimento dos caranguejos”, disse o piloto.
Entretanto, tudo não passou de um mal entendido. A pista não estava repleta de caranguejos, mas sim de apenas um. Cerca de 10 minutos depois desse ‘pequeno contratempo’, o avião pousou sem qualquer problema.
“A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de 1 caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech do comandante, que não retratou a realidade da situação. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira”.
Período Da Andada Do Caranguejo-Uçá
Caranguejo-Uçá / Imagem: SEAMA
É natural a presença dos caranguejos-uçá na região, visto que o Aeroporto foi construído em área próxima do mangue.
Nesta quarta-feira (22) inicia o período da andada do crustáceo, fenômeno que garante a preservação da espécie.
Durante uma semana ficam proibidos a caça, a manutenção em cativeiro, industrialização, armazenamento e a comercialização do animal.
Agentes de Proteção Ambiental da Prefeitura de Vitória fiscalizam de perto o período da andada na capital.